Informações gerais

FOZ DO ARELHO

Vila pertencente ao Concelho das Caldas da Rainha.

Situa-se entre a costa marítima e a Lagoa de Óbidos, a maior e mais encantadora lagoa costeira do nosso país. A sua beleza natural e tranquilidade é tal que muitos estrangeiros optaram por aqui viver, representando já uma percentagem significativa da população.

A praia principal, com um extenso areal, permite aos banhistas optar pela agitação do Oceano Atlântico ou pela tranquilidade e águas cristalinas da lagoa. Trata-se de um local privilegiado para a prática de vários desportos como Kite-surf, surf, wind-surf, vela, motonáutica, pesca, bem como corrida e btt.

Venha correr os 10km da Lagoa e apaixone-se!

COMO CHEGAR

A Foz do Arelho fica a 90kms de Lisboa (45minutos de viagem), a cerca de 8km das Caldas da Rainha e a apenas 5 minutos da auto-estrada A8. Esta via é a melhor forma de acesso, quer para quem vem de Norte ou de Sul.

As saídas possíveis são duas:

Saída Caldas da Rainha /Foz do Arelho, após o que se deve tomar a direcção da Foz do Arelho, sem qualquer desvio, contornando e seguindo em frente em todas as rotundas (diversas) existentes pelo caminho;
Saída Caldas da Rainha / Zona Industrial, após o que se deve seguir pela Variante Atlântica até à Foz do Arelho, sem qualquer desvio, contornando e seguindo em frente em todas as rotundas existentes pelo caminho.
Ao chegar-se à Vila, deve continuar-se (sempre em frente) para a Avenida do Mar, situada em frente à Praia, procurando estacionar-se a viatura um pouco antes, nos parques recomendados, dado que a Avenida do Mar estará encerrada ao trânsito.

A partida e a chegada da prova será em plena Avenida do Mar, tal como o local para o levantamento dos dorsais e kits.

SUGESTÕES

Traz a família e venham de véspera, ou pela manhã, para descobrirem e desfrutarem da beleza fantástica da zona. Efectivamente, esta é a corrida ideal para trazeres e satisfazeres toda a família. Várias são as atracções e ocupações para preencher todo o tempo da vossa permanência:

Praia: escolha óbvia nesta altura do ano, até porque esta é uma das mais bonitas de Portugal;
Caminhada: Existe um percurso muito agradável, de vários quilómetros, ao longo da Lagoa de Óbidos, por onde se pode caminhar e/ou andar de bicicleta. Do lado Norte, existem trilhos ao longo das arribas com percursos e vistas deslumbrantes;
Observação de aves: a Lagoa de Óbidos é um dos locais privilegiados para esta prática;
Fotografia: pelo que já foi dito, os amantes da fotografia têm aqui um paraíso à sua espera para ser retratado. O pôr do Sol é um must;
O Hospital Termal Rainha Dª. Leonor, situado nas Caldas da Rainha, criado em 1485 e ainda em funcionamento, é visita obrigatória, bem como o parque que lhe está adjacente;
A Vila história de Óbidos é igualmente um dos locais de visita obrigatória;
Para comer, existem inúmeros restaurantes e bares na própria vila, bem como na Avenida do Mar. A oferta de peixe fresco e marisco é variada e recomenda-se;
A oferta para a prática de desportos náuticos é variada, destacando-se a Escola de Vela (situada junto ao percurso da prova).

Se és dos atletas com maiores ambições competitivas, podes ficar a aguardar confortavelmente pela hora do aquecimento num dos muitos bares situados na Avenida do Mar, local da partida e chegada, enquanto o resto da família se diverte.